Inaugurado em setembro/2017, no seu novo endereço, o Instituto Moreira Salles está localizado em um prédio moderno na Avenida Paulista e traz uma experiência cultural interessante para essa região movimentada da cidade.
Informações Úteis
Endereço: Avenida Paulista, 2.424
Horários: Segunda – fechado / Terça – Domingo e Feriado – 10h às 20h / Quinta – 10h às 22h
Preço: gratuito
Estação de metrô: Estação Pinheiros (linha 4 amarela) ou Estação Consolação (linha 2 verde)
Contatos: (11) 2842-9120 e imspaulista@ims.com.br
Site: https://ims.com.br/unidade/sao-paulo/
Dentro do Instituto Moreira Salles
Espaços Permanentes
Para entrar no local é preciso subir dois lances de escada rolante, até chegar no saguão principal que dá acesso a todos os outros andares do Instituto. Neste andar inicial, há um balcão com folhetos sobre as exposições e guarda volumes (não é permitido acessar as exposições com mochilas), a Livraria da Travessa, o café Balaio (com um delicioso pão de queijo de tapioca,queijo coalho e queijo da canastra) e uma vista linda da Avenida Paulista.
A partir deste saguão, é possível ter acesso aos andares inferiores e aos andares superiores. Os inferiores são: Banheiros, Cine Teatro, Sala de Aula e Biblioteca. Na Biblioteca, há mesas coletivas com tomadas e luminárias, uma longa parede com um acervo de livros de fotografia e cinema. A atendente me informou que os livros podem ser lidos no local, mas não são emprestados para que as pessoas levem para casa e devolvam dias depois.
Exposições Temporárias
Os andares superiores abrigam as exposições temporárias que duram aproximadamente 3 meses, algumas vezes menos e outras vezes mais. No site do Instituto é possível verificar todas as exposições que já ocorreram e as que estão em cartaz. Quando ocorreu a inauguração deste espaço cultural, as exposições temporárias eram: São Paulo: Três Ensaios Visuais, Os Americanos, Corpo a Corpo e “The Clock”.
A primeira exposição do estúdio foi sobre São Paulo, através de fotografias focadas em arquitetura, propaganda e pessoas, tiradas desde 1862, além de um documentário também sobre a cidade.
Na exposição Os Americanos, localizada na Galeria 3, foram exibidas diversas fotografias tiradas por Robert Frank, famoso fotógrafo suíço que viajou durante quase um ano pelos Estados Unidos e tirou fotos de diversas partes do país, e uma parte selecionada das fotos tiradas virou um livro. Estavam expostos também outros livros, fotos e filmes do artista.
Na Galeria 2, Corpo a Corpo foi uma exposição composta por fotografias e vídeos desenvolvidos por artistas que retratam, através da utilização do corpo, conflitos sociais que vêm ocorrendo no Brasil nos últimos anos.
A famosa videoinstalação, “The Clock” estava situada da Galeria 1. Em uma primeira sala havia uma breve explicação sore o funcionamento e na outra sala haviam poltronas e um filme rodando. A duração do vídeo é de 24 horas e nele há fragmentos de diversos filmes, e em cada cena, que dura aproximadamente 30 segundos /1 minuto há uma referência do horário do dia, seja no relógio no pulso, no relógio ao fundo da cena… O horário do vídeo está ajustado com o horário do dia. Então quem assitia, se olhasse para seu relógio, seria exatamente o mesmo horário mostrado na tela.
O único andar onde não há acesso pelas escadas, o acesso é apenas pelo elevador é o mais alto e é chamado de Estúdio, dedicado a experimentação de fotografia, com telas interativas em mesas, além de cursos práticos e oficinas.
DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM
E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!