A região do Vale do Douro foi uma das surpresas mais maravilhosas que tive durante a minha viagem por Portugal. Contratei um tour de um dia pela região do Douro a partir do Porto, e passeio durou 10 horas, com saída às 08h30 e chegada às 18h30.
Reservamos o tour com antecedência pela Civitatis e o bom é que o pagamento pode ser feito em real e dividido e o cancelamento é gratuito até 24h. A Civitatis é parceira do blog, então resolvi testar o passeio. E só posso dizer que recomendo muito para quem quiser conhecer várias nuances da região sem ter que se hospedar nela.
Saiba mais sobre 21 passeios para fazer no Porto, em Portugal
Saiba mais sobre Onde ver azulejos portugueses no Porto
Saiba mais sobre Portugal: o que saber antes de viajar
Isso porque o tour inclui atrativos diversos da região, como vinícola, passeio de barco, miradouro, almoço em ambiente tradicional. Enfim, é um pouco de tudo que a região tem a oferecer em um dia de passeio, com conforto, informação e organização. Valeu demais!
Tour pela região do Douro: o que saber antes
Ponto de encontro do tour
Na hora que fui comprar o tour, tinha a opção com retirada no hotel ou ida ao ponto de encontro por conta própria. Como a segunda opção era mais barata e nosso hotel estava a poucos minutos do ponto de encontro, decidimos caminhar até lá.
Estávamos hospedados no YOTEL Porto e decidimos ir a pé até o ponto de encontro de saída do tour, que levou aproximadamente 15 minutos a pé – e o melhor, é só descida! O importante é chegar com antecedência para evitar atrasos ou até mesmo perder o passeio.
Ah, mas vale incluir aqui uma informação importante – e temporária. Várias regiões do Porto, inclusive o centro, estão com obras em decorrência da nova linha de metrô (que está prevista para ser finalizada em dezembro/23). A Avenida Aliados, que é uma das principais da cidade, e por onde tivemos que passar durante o trajeto, está bloqueada em alguns trechos.
Acabamos caminhando por um lado que não tinha saída e tivemos que voltar parte do caminho para chegar no ponto de encontro. Confesso que fiquei um pouco preocupada, mas mesmo assim chegamos com alguns minutos de antecedência. E claro, um pouco de estresse sempre rola nesses casos. Então a dica é: saiam com antecedência.
Como haviam vários tours saindo do mesmo ponto de encontro, eles estavam distribuindo cartões coloridos, e cada cor representava um tour diferente. Aí o guia chamada pelo nome do passeio e levantava o cartão da cor correspondente, o nosso era roxo.
Informações práticas
O tour foi feito em um micro ônibus para 29 pessoas, e mais o guia e o motorista. Então, o total eram 31 pessoas. O micro ônibus era novo, com ar condicionado e entradas USB. O guia falou dois idiomas ao longo do passeio, português e inglês. Há paradas para usar o toilette durante o passeio, que são as paradas detalhadas a seguir, e dentro do micro ônibus não há banheiro.
Tour pela região do Douro: detalhes
Primeira Parada: Amarante
Sobre Amarante
A distância entre o Porto e Amarante é de 60 km e aproximadamente 45 minutos de carro.
Amarante é uma parada estratégica entre o Porto e o Vale do Douro. É um vilarejo pequeno e muito charmoso, em um cenário bucólico, rodeado de muita natureza e agricultura. Alguns dos destaques são a ponte de pedra do século XVIII e a Igreja de São Gonçalo, do século XVI onde está o túmulo e as relíquias do santo.
O que fizemos em Amarante
Tivemos 1h na cidade para tomar um café e explorar um pouco a cidade. Atravessamos a ponte e fomos direto à Confeitaria da Ponte, onde tomamos um café e provamos alguns doces conventuais. Vale mencionar que o doce tradicional de Amarante são os papos de anjo, embora não tenha sido esse que eu provei.
Segunda Parada: Miradouro
Sobre o Miradouro de São Leonardo da Galafura
A distância entre Amarante e o Miradouro é de 58 km e aproximadamente 50 minutos de carro.
Miradouro a quase 600 metros de altitude com vista panorâmica para o Vale do Douro. No local, há a estrutura do miradouro, uma capela e um banheiro. É considerado um dos miradouros mias bonitos da região e está localizado no vilarejo de Galafura.
O acesso é feito por uma estrada municipal, a entrada é gratuita e o vilarejo fica próximo da cidade de Peso da Régua, uma das mais conhecidas da região.
O que fizemos no Miradouro de São Leonardo da Galafura
Em seguida, a parada seguinte foi o Miradouro, onde ficamos por volta de 20 minutos. A paisagem é absolutamente espetacular e as fotos não conseguem representar metade do que é este visual. Essa parada durou aproximadamente 25 minutos e eu confesso que gostaria de ter ficado mais tempo observando e absorvendo todo aquele ambiente.
Terceira Parada: Casa dos Barros
Sobre a Casa dos Barros
A distância entre o Miradouro e a Casa dos Barros é de 22 km e aproximadamente 30 minutos de carro.
A Casa dos Barros fica localizada em Sabrosa, que é uma vila portuguesa conhecida por ter sido local de nascimento de Fernão de Magalhães. Este, foi um navegador português reconhecido por estar envolvido e ter participado da primeira viagem de circum-navegação, mais conhecida como volta ao mundo.
A Casa Barros é considerada uma Winery Lodge, que é um tipo de pousada rural, ou seja, parte da sua estrutura é destinada aos hóspedes e outra parte é onde a família reside.
O que fizemos na Casa dos Barros
Nossa passagem pela Casa dos Barros se deu principalmente pela parada para o almoço, que já fazia parte do tour e incluía entrada, prato principal e sobremesa. A parada para o almoço durou pouco mais de 1h e a estrutura do almoço foi excelente.
Fomos direcionados para algumas mesas reservadas para o tour e logo já serviram as bebidas, que incluía vinho e outras opções. Ainda dentro do ônibus, antes de chegar aqui, já escolhemos uma entre as duas opções de prato principal. E assim, o almoço foi servido de forma bastante ágil, mas sem correria e pressa.
Achei bem eficiente e organizado, e ainda deu tempo que conversar e conhecer um pouco das outras pessoas do grupo que estavam sentadas conosco na mesa.
Quarta Parada: Passeio de barco pelo Douro
Sobre Pinhão
A distância entre a Casa dos Barros e Pinhão é de 16 km e aproximadamente 25 minutos de carro.
Pinhão é uma das principais vilas do Douro, e é uma excelente base para quem quer se hospedar no Douro e explorar a região. É de Pinhão onde saem vários passeios de barco para quem quer conhecer a região do Douro por outro ângulo, e foi isso exatamente isso que nosso passeio incluía.
O que fizemos em Pinhão
Então depois do almoço e das taças de vinho, tivemos que lutar contra o sono no trajeto de ônibus até Pinhão. Mas juro que assim que vai chegando perto de Pinhão, a paisagem vai ficando ainda mais espetacular e as chances de você pegar no sono vão reduzindo demais. Estar em Pinhão permite vivenciar o Douro por outro ângulo e é simplesmente espetacular.
Fizemos um passeio de barco de aproximadamente 1h e, embora o barco estivesse cheio, o passeio foi maravilhoso. Dentro do barco havia banheiro e bar, e se possível, recomendo que você tente encontrar um lugarzinho na área externa.
Quinta Parada: Quinta de São Luiz
Sobre a Quinta de São Luiz
A distância entre Pinhão e a Quinta de São Luiz é de 8 km e aproximadamente 11 minutos de carro.
A Quinta de São Luiz produz o vinho da marca Kopfe, que foi fundada em 1638. Esta é considerada uma das Quintas mais representativas da região do Vale do Douro. A Quinta de São Luiz fica localizada entre as cidade de Peso da Régua e Pinhão, na margem esquerda do Rio Douro.
Como foi o tour na Quinta de São Luiz
E para fechar o tour pela região do Douro com chave de ouro, seguimos até a Quinta de São Luiz, onde fizemos um tour e degustação. Vimos paisagens lindas ao longo do passeio, mas a vista da Quinta foi, pra mim, uma das mais lindas de todo o passeio.
O grupo foi separado em dois, com tour guiado em português e em inglês. Andamos pelo vinhedo e fomos aprendendo sobre o cultivo e produção junto a um cenário espetacular. Em seguida entramos na construção, onde seguiu o tour. E finalizamos com uma degustação que incluía vinho branco, vinho tinto e vinho do Porto. Também havia petiscos por um preço adicional.
De volta no Porto…
E depois de visitar a Vinícola São Luís, seguimos direto por 2h até o ponto inicial do tour no Porto. A estrada
O dia inteiro do tour foi espetacular, muito organizado, em tempo sem correria e com paisagens espetaculares, Eu gostei muito porque mesmo sendo pouco tempo, tivemos a oportunidade de ter um gostinho de vários passeios e atrações de a região oferece. Mas com certeza e uma próxima oportunidade eu gostaria de ficar duas noites na região e acordar com esse visual do vale.
Minha única crítica ao tour é que no retorno até o Porto não há uma única parada para usar o toilette e ao chegar no Porto, o escritório da empresa está fechado. Nós (e outras pessoas que participaram do tour) tivemos que ir até um café em frente.
Entre em contato e peça seu roteiro personalizado
Entre em contato comigo se você quiser um roteiro personalizado para aproveitar sua viagem para Portugal. Trabalho como Travel Designer e vai ser um prazer desenhar um roteiro de viagem exclusivo para você!