Categorias: Destinos: América do Sul, Brasil

Ônibus Turístico em São Paulo

Seguindo a tendência de grandes metrópoles globais, há dois anos a Prefeitura de São Paulo passou a oferecer, em caráter experimental, ônibus turístico que circulam por importantes pontos de cultura e lazer da cidade.

Este serviço pode ser muito eficiente em viagens nas quais se tem pouco tempo de passeio, ou quando a cidade tem pontos turísticos espalhados e distantes, como é o caso de São Paulo. Resolvi testar o ônibus turístico de São Paulo para contar minhas impressões, pois eu já havia usado esse tipo de serviço em Budapeste, Londres e Berlim, e achei útil durante essas viagens.

Como funciona

Para entender

A partir de um trajeto com roteiro e paradas pré-definidas, o ônibus circula e volta a cada 3 horas (dependendo do trânsito) para o ponto de partida. A compra do ingresso, no valor de R$ 40,00, dá direito a embarques e desembarques ilimitados por 24 horas a partir da primeira utilização.

O valor do ingresso também inclui entrada para alguns museus, como o Museu do Futebol, a Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Sacra. Há dois ônibus que fazem o trajeto, um deles é de dois andares e o outro é um circular comum. Nos dias de semana e aos sábados, há apenas três saídas, e aos domingos e feriados há mais opções, com um total de oito saídas.

O trajeto do ônibus

As paradas incluem: Praça da República, Pacaembu, MASP, Casa das Rosas, Parque do Ibirapuera, Centro Cultural São Paulo, Bairro Liberdade, Pateo do Collegio e Teatro Municipal.

A rota de domingos e feriados não passa pelo MASP e pela Casa das Rosas, pois a Avenida Paulista, onde ambos se localizam, fica fechada nesses dias. Além disso, é possível acompanhar o trajeto em tempo real pelo aplicativo OLHO VIVO. Para encontrar mais informações oficiais, acesse o site da Cidade de São Paulo.

Minha experiência

O dia do passeio

O dia do passeio foi uma quinta-feira, feriado de 2 de novembro e o ônibus, que estava programado para sair às 12:40, teve um pequeno atrasado e acabou saindo às 13:00. Foram poucas pessoas que embarcaram no ponto inicial, sendo que eram todas brasileiras, com exceção de mãe e filha estrangeiras.

No horário escolhido, a opção de ônibus era apenas o circular comum e dentro dele não havia áudios individuais, então a cada ponto turístico ou a cada local interessante, era iniciado um áudio com explicações em português, inglês e espanhol. Como eu já conhecia todos os lugares do roteiro não desci em nenhum, mas o motorista parou em todos por 5-10 minutos e deu tempo de tirar algumas fotos.

Minhas sugestões

Atenção!

A partir da minha experiência, acredito que fazer este passeio durante a semana não vale muito a pena. Isso porque nesses dias há apenas três saídas, então não é possível descer em todos os pontos e retornar ao ônibus para continuar o percurso.

Além do que, o trânsito é muito caótico mesmo fora os horários de pico. Aos domingos e feriados a disponibilidade de horários é maior, então para quem quiser fazer o passeio, sugiro sair em um horário bem cedo para poder visitar tudo com calma, com possibilidade de pegar o próximo ônibus rumo às paradas seguintes.

Nesses dias o ônibus não passa pela Avenida Paulista, então sugiro ir de metrô da estação República até a Avenida Paulista quando o passeio terminar – leia mais em: Conheça 3 espaços culturais na Avenida Paulista. Outra sugestão é que esse passeio não seja feito em dias de chuva, pois grande parte das paradas é a céu aberto.

Aproveite!

Se gosta de futebol, não deixe de descer no Pacaembu e visitar o Museu do Futebol. Para desfrutar da extensa área verde no meio da cidade, não deixe de reservar algumas horinhas para o Parque do Ibirapuera; e aproveitar a descida no bairro da Liberdade para comer em algum dos vários restaurantes orientais.

Pós-passeio!

Ao fim do passeio, retornando a parada inicial na Praça da República, uma sugestão extra é finalizar o dia no Esther Rooftop, um restaurante/bar inaugurado em 2017 pelo chef e apresentador Olivier Anquier.

DICA FINAL: PLANNER + DIÁRIO DE VIAGEM

E a dica final é o nosso produto querido e super útil: Planner + Diário de Viagem. Você tem costume de planejar e registrar toda a sua viagem da SUA maneira? O nosso Planner de Viagem tem os campos necessários para isso! É perfeito para seu planejamento e para criar as suas próprias recordações! COMPRE AQUI!

Deixe seu comentário