Uma cidade viva, ruas sempre cheias e movimentadas, com uma atmosfera cosmopolita e animada, e que consegue agradar a maioria dos viajantes. Essa é Madrid! E além de poder perambular pela cidade e se envolver no ritmo da cidade, grande parte dos passeios e atrações culturais que a cidade oferece podem ser explorados de maneira gratuita.
Então preparei este texto para trazer para vocês dicas de passeios que podem ser feitos de forma gratuita na cidade de Madrid. Vamos lá?
ONDE FICAR EM MADRID
Sugestão de hotel: CC Malasaña
Antes de começar a falar dos passeios e atrações, tenho sugestão de hospedagem com ótimo custo benefício, confortável e super bem localizada em Madrid, o CC Malasaña. Foi onde me hospedei da última vez que estive em Madrid.
O CC Malasaña é uma ótima opção para viajantes que gostam de passar o dia todo na rua explorando a cidade e chegar à noite para descansar em um lugar limpo, moderno e bem localizado. Recomendo muito 🙂
19 PASSEIOS GRATUITOS EM MADRID
1. Assistir um pôr do sol no Templo Debod
O Templo Debod é um templo egípcio construído no século II a.C. Ele foi dado de presente à Espanha pelo Egito, no ano de 1968 pelo país ter ajudado o Egito a salvar os templos de Abu Simbel.
O templo foi desmontado e ao chegar na Espanha, teve que ser remontado. O templo Debod foi aberto ao público somente em 1972. O Templo Debod fica localizado no Parque Del Oeste, então é cercado de muita natureza, em um ambiente muito agradável. Ao redor, há um extenso espelho d’água, que representa o Rio Nilo.
Além de ser explorado por fora, é possível visitar dentro do templo e conhecer mais sobre a história do local. É importante ressaltar que esta visita pode sofrer restrições temporárias por motivos de preservação.
Endereço: Calle Ferraz, 1
Horário de funcionamento: Terça a domingo – 10h às 20h
Fechado nos dias: Toda segunda-feira, 24, 25 e 31 de dezembro, 01 e 06 de janeiro, 01 de maio
Como Chegar: metro – Plaza de España, linhas 3 e 10
2. Explorar a Puerta del Sol
A Puerta del Sol é uma praça emblemática, que fica situada na região central de Madrid. É nela onde está o quilômetro zero das estradas do país, indicada por uma belíssima placa no chão da praça, com o mapa do país e os dizeres “Origen de Las Carreteras Radiales”.
A Puerta del Sol também é palco para eventos diversos, desde festas de final do ano até protestos. Ela também serve como ponto de encontro, um dos mais famosos da cidade. No total, dez ruas convergem da praça para outras regiões da cidade.
Na praça está situada uma das maiores estações de metrô da cidade, a Puerta del Sol. Um dos principais pontos de interesse dessa praça é a estátua do urso e madronho. Essa estátua, feita de bronze com suporte de pedra mede 4 metros de altura e é o símbolo da cidade.
Além da estátua, há também a Real Casa de Correos, que é a construção mais conhecida do local, facilmente identificada pelo relógio na torre.
Endereço: Puerta del sol
Como Chegar: metro – Sol – linhas 1, 2 e 3
3. Caminhar pela Gran Via
Um passeio pela Gran Vía é interessante a qualquer hora do dia, mas durante à noite tem um toque especial. A Gran Vía é repleta de restaurantes, bares, lojas e teatros.
Como a vida noturna é muito agitada na região e os prédios e lojas ficam muito iluminados, a Avenida se torna um dos lugares mais incríveis da cidade.
Com localização central, a Gran Via é um excelente lugar para explorar a gastronomia espanhola em alguns de seus restaurantes e bares espalhados pela Avenida e pelas ruas adjacentes.
Um dos passeios mais interessantes pra se fazer por lá é caminhar e admirar com calma a arquitetura das construções.
Ambas as extremidades dos 1,3 km da Gran Via são dois locais muito visitados: a Plaza de Spaña e a Calle de Alcalá, que fica a 200 metros da deslumbrante Plaza Cibeles. Até o final de 2019, a cidade pretende tornar a Gran Vía exclusiva para transporte público e ciclofaixas. Isso vai evitar o tráfego de não residentes e aumentar o espaço para pedestres e ciclistas na Avenida.
Endereço: Grand Vía
Como chegar: metro – Gran Via – linha 1 e linha 5 / metro – Callao – linha 3 e linha 5
4. Relaxar no Parque do Retiro
O parque mais conhecido e visitado de Madrid é uma parada obrigatória da cidade. Há muito o que se ver e fazer dentro dos seus 120 hectares, principalmente nos dias mais quentes e ensolarados. A localização privilegiada, no centro da cidade, faz com que este parque seja visitado por turistas, mas também muito frequentado por locais.
Para quem gosta de arquitetura, o Palácio de Cristal é um grande atrativo e uma das principais construções do país. Sua estrutura é de ferro e cristal e foi originalmente construído como uma estufa para a Exposição das Filipinas em 1887, abrigando plantas e flores tropicais. Em frente a construção do Palácio há um pequeno lago.
Outro local que não passa despercebido é o Grande Lago, ou Estanque do Retiro, localizado no coração do Parque do Retiro. O local foi construído em 1636 e hoje é muito procurado para prática de canoagem e barco a remo.
Atualmente utilizado para abrigar exposições, o Palácio de Valazquez é outra construção de destaque no Parque do Retiro. Finalizado em 1883, o pavilhão foi construído com o objetivo inicial de sediar a Exposição Nacional de Mineração.
Mas além das três construções destacadas, o Parque do Retiro possui diversos jardins, bosques, fontes. Isso faz com que seja muito fácil se perder nas horas enquanto passeia por ele.
Endereço: Plaza de la Independencia, 7
Horário de funcionamento: abril a setembro – 06h às 24h e outubro a março – 06h às 22h
Como chegar: metro – Retiro – linha 2
5. Passear pela Feira El Rastro
Aos domingos e feriados acontece a mais tradicional feira ao ar livre do país, a Feira El Rastro. Com uma história de mais de 400 anos, a feira ocorre no bairro La Latina e se distribui pela região, principalmente na Calle Ribera de Curtidores. Além dessa rua principal, há ruas adjacentes com muito mais para ser explorado.
Saiba mais sobre Granada: 6 passeios imperdíveis
Saiba mais sobre 3 dicas da onde comer em Malasaña, Madrid
Saiba mais sobre Hospedagem em Granada, na Espanha
Saiba mais sobre Hospedagem em Madrid, na Espanha
Saiba mais sobre O que fazer em Segóvia: Roteiro de 1 dia
Nela é possível encontrar itens usados e novos, que incluem roupas, artesanatos, acessórios e muito mais. É comum que este passeio acabe em um dos barzinhos de tapas típicos da região. Por ser um local muito movimentado, é importante ficar atento aos itens pessoais, pois assim como em outros lugares turísticos, há batedores de carteiras de olho em turistas distraídos.
Endereço:Calle Ribera de Curtidores
Horário de funcionamento: domingos e feriados – 09h ás 15h
Como chegar: metro – La Latina ou Puerta de Toledo – linha 5
6. Agradecer na Catedral de Madrid
Oficialmente nomeada Catedral de Santa Maria da Real de La Almudena, que é a padroeira da cidade. A construção foi iniciada em 1883 e em 1993 foi consagrada pelo Papa João Paulo II. Um dos destaques da Catederal é o teto e os vitrais adornados com cores muito vivas. Outras duas opções de passeio no local incluem a visita ao Museu e à Cúpula.
Endereço: Calle Bailén, 10
Horário de funcionamento: Segunda a domingo – 09h às 20h30min / Julho e agosto – 09h às 20h30min
Como chegar: metro – Opera – linha 2 ou linha 5
7. Fotografar a Puerta de Alcalá
Localizada na Praça da Independência, a Puerta de Alcalá é um dos principais monumentos da cidade. Esta porta foi construída a pedido do rei Carlos III para servir de entrada da cidade.
Endereço: Calle Alcalá / Plaza de la Independencia
Como chegar: metro – Retiro – linha 2
8. Conhecer a Plaza de Cibeles
Outro grande símbolo da cidade é a Plaza de Cibeles. Localizada no centro de Madrid, é nesta praça onde se encontram as ruas Paseo del Prado e Calle Acalá. No centro da praça está a imensa fonte de Cibeles, coma estátua da deusa grega Cibele, em uma carruagem puxada por leões.
Outra construção emblemática desta praça é o Palácio de Cibeles, onde desde 2007 funciona a Câmara Municipal de Madrid. Um fato interessante desta praça é que é nela onde a torcida do time de futebol Real Madrid comemora suas vitórias.
Endereço: Plaza de Cibeles, s/n
Como chegar: metro – Banco de España – linha 2
9. Encontrar um pouco de tudo na Plaza Mayor
Uma praça deliciosa localizada no centro de Madrid, cercada por ruelas estreitas. A praça é repleta de construções, sendo a principal delas a Casa de la Panadería. Sua construção se iniciou por volta de 1590 e foi, por muito tempo, uma famosa padaria da cidade.
Na época de Natal, a Plaza Mayor é sede de mercados de Natal e fica repleta de lojinhas de artesanato e de quiosques gastronômicos.
No centro da praça, o que chama atenção é a estátua de bronze de Felipe III, que foi dada de presente para o rei da Espanha pelo duque de Florença. Outro ponto marcante da praça é o Arco de Cuchilleros, que é a principal das nove entradas para a Plaza Mayor.
Endereço: Plaza Mayor
Como chegar: metro – Opera – linha 2 e linha 5 / metro – Sol – linha 1, linha 2 e linha 3 / metro – Tirso de Molina – linha 1
10. Passar pela Estação Atocha
A Estação Atocha é a maior estação ferroviária da Espanha. Sua inauguração ocorreu em 1851 e em 1858 o local foi atingido por um grande incêndio. O grande destaque da Estação Atocha é o imenso jardim botânico tropical de 4.000m² que existe dentro dela. Nele, além de haver mais de 7.000 plantas de mais de 250 espécies diferentes, há também lagos com peixes e tartarugas.
Endereço: Plaza del Emperador Carlos V
Horário de funcionamento: Todos os dias – 05h a 01h
Como chegar: metro – Atocha Renfe – linha 1
11. Conhecer o Matadero
É um espaço cultural e interdisciplinar em Madrid. O espaço foi criado pela Câmara Municipal de Madrid e aberto ao público em 2007. Suas principais áreas de atuação abrangem: artes visuais, literatura, música, cinema, moda e paisagismo, além de muitas outras.
Mesmo ficando um pouco fora do roteiro turístico tradicional, é um local interessante para quem tem mais tempo na cidade. Este complexo é conhecido como Matadero, pois foi inicialmente construído nesta área de mais de 165.000m² para ser um matadouro de gado e essa foi a atividade que prevaleceu por lá durante a maior parte do século XX.
Endereço: Plaza de Legazpi, 8
Horário de funcionamento: Terça a sexta – 16h às 21h / Sábados, domingos e feriados – 12h às 21h
Como chegar: metro – Legazpi – linha 3 e linha 6
Mais informações no site oficial
12. Caminhar pelo bairro Malasaña
Independente do horário, as ruas de Malasaña estão sempre repletas de locais e turistas, principalmente no final de semana. O bairro é um dos mais alternativos da cidade e suas principais características são os grafites com cores vivas e aquela sensação de cidade pequena.
Digo isso porque mesmo sendo bem próximo do centro de Madrid, as ruas de Malasaña são estreitas, com pequenos comércios, praças tranquilas, com mesinhas de restaurantes.
13. Admirar a Gran Via do El Corte Inglès – Gourmet Experience
Que o El Corte Inglès é a paixão de todos que vão para a Espanha todo mundo já sabe. Mas na unidade da Gran Vía, em Madrid, o local possui algo a mais: o Gourmet Experience. O Gourmet Experience é um tipo de empório e espaço gastronômico com uma vista panorâmica espetacular da Gran Vía.
No local, é possível comprar pães, queijos, doces, bebidas destiladas, vinhos e muito mais. Além disso, há restaurantes, sorveteria e hamburgueria. Como o Gourmet Experience está localizado no 9º andar da loja e tem imensas janelas de vidro, é possível ter uma belíssima vista panorâmica da avenida.
Endereço: Plaza de Callao, 2 – 9º andar
Como chegar: metro – Callao – linha 3 e linha 5
Mais informações no site oficial
14. Explorar os Jardins de Sabatini
Jardins no estilo clássico localizados em frente a fachada norte do Palácio Real de Madrid. Por causa de sua localização, os jardins parecem mais uma extensão do Palácio. Recomenda-se assistir um dia de por do sol nos Jardins de Sabatini.
Endereço: Calle Bailén, 2
Horário de funcionamento: Todos os dias – Outubro a abril – 09h às 21h e Maio a Setembro – 09h às 22h
Como chegar: metro – Opera – linha 2 e linha 5 / metro – Plaza de España – linha 2, linha 3 e linha 10 / metro – Sol – linha 1, linha 2 e linha 3
15. Fazer um passeio gastronômico pelo Mercado de San Miguel*
Inaugurado há mais de 100 anos, o Mercado de San Miguel funciona atualmente como o principal mercado gastronômico da cidade. São 28 locais que vendem deliciosas opções de doces, salgados e bebidas tradicionais de todas as regiões da Espanha. E além de todas essas delícias, o mercado também é admirado por sua arquitetura, uma construção feita de ferro e vidro.
A entrada no Mercado de San Miguel é gratuita, então é possível passear por seus corredores à vontade. Quem escolhe se o passeio vai ser totalmente gratuito é você, mas já aviso que é muito difícil ver tantas comidinhas gostosas e não querer provar pelo menos alguma coisa.
Endereço: Plaza de San Miguel, s/n
Horário de funcionamento: Domingo a quinta – 10h às 24h / Sexta, sábado e vésperas de feriados – 10h a 01h
Horário de funcionamento reduzido/Especiais: 24 de dezembro – 10h às 19h30min /25 de dezembro – 10h às 24h / 31 de dezembro – 10h às 19h30min / 01 de janeiro – 12h às 24h
Como chegar: metro – Ópera – linha 2 e linha 5 / metro – Sol – Linha 1, linha 2 e linha 3
Mais informações no site oficial
* para ser gratuito, só depende de você 🙂
16. Fazer um tour pelo Palácio Real*
O Palácio Real de Madrid é aberto à visitação e considerado um dos maiores Palácios da Europa. A família real não reside no local, mas o Palácio ainda é utilizado para cerimônias e alguns eventos oficiais. No seu interior, destaca-se a grande escadaria e os apartamentos do rei e da rainha.
Endereço: Calle Bailén
Horário de funcionamento: todos os dias – 10h às 18h (outubro a março) /10h às 20h (abril a outubro)
Entrada gratuita: Segunda a quinta – a partir das 16h – apenas para cidadãos da União Europeia e cidadãos Ibero-americanos mediante a apresentaçã do passaporte
Como chegar: metro – òpera – linha 2 e linha 5
Mais informações no site oficial
* apenas em alguns horários definidos
17. Visitar o Museu Nacional do Prado*
Com seus mais de 200 anos de história, o Museu Nacional do Prado é um dos mais incríveis de todo o país. Sua localização é privilegiada, o Museu do Prado está situado no Paseo del Arte, próximo dos museus Reina Sofia e o CaixaForum Madrid, e próximo do Parque do Retiro.
O riquíssimo acervo que o museu abriga mais de 8.000 quadros e 700 esculturas de diversos artistas. O quadro “As Meninas” de Diego Velázquez é um dos mais famosos do museu.
Outro artista que tem muitas obras no Museu do Prado é Francisco Goya, com os inconfundíveis: “Os fuzilamentos de de 3 de maio” e “Saturno devorando um filho”.
Endereço: Calle Ruiz de Alarcón, 23
Horário de funcionamento: Segunda a sábado – 10h às 20h / Domingos e feriados – 10h às 19h
Horário de funcionamento reduzido/Especiais: 24 DE DEZEMBRO, 31 de dezembro, 06 de janeiro – 10h às 14h
FECHADO nos dias: 01 de janeiro, 01 de maio, 25 de dezembro
Entrada gratuita: segunda a sábado – 18h às 20h / Domingos e feriados – 15h às 17h (última entrada 30min antes do fechamento do museu)
Como chegar: metro – Banco de España – Linha 2 / metro – Estacíon del Arte – linha 1
Mais informações no site oficial
* apenas em alguns horários definidos
18. Visitar o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia*
Museu de arte moderna espanhola inaugurado em 1990. O Museu Reina Sofia exibe coleções de artistas renomados, como Pablo Picasso, Salvador Dalí e Juan Miró. E, sem dúvidas, o maior destaque é a imensa e impressionante obra Guernica, de Picasso.
Endereço: Calle de Santa Isabel, 52
Horário de funcionamento: Segunda – 10h às 21h / Quarta a sábado – 10h às 21h / Domingo e feriado – 10h às 19h (venda de tickets até as 14h)
Fechado nos dias: Toda Terça, 01 e 06 de janeiro, 01 e 15 de maio, 09 de novembro, 24, 25 e 31 de dezembro
Entrada Gratuita: Segunda a sábado – 18h às 20h / Domingo – 13h30 às 14h30 (última entrada 30min antes do fechamento do museu)
Como chegar: metro – Atocha – linha 1 / metro – Lavapíes – linha 3
Mais informações no site oficial
* apenas em alguns horários definidos
19. Visitar o Museu Thyssen-Bornemisza*
Museu um pouco menos conhecido que os anteriores, mas que também tem obras muito renomadas e de diversos estilos artísticos distribuídos ao longo dos três andares de sua construção.
Endereço: Paseo del Prado, 8
Horário de funcionamento : Segunda – 12h às 16h / Terça a domingo – 10h às 19h
Fechado nos dias: 01 de janeiro, 01 de maio, 25 de dezembro
Entrada Gratuita: apenas para a coleção permanente – segundas – 12h às 16h – para quem tiver cartão de crédito Mastercard
Horário de funcionamento reduzido/Especiais: 24 e 31 DE DEZEMBRO – 10h às 15h
Como chegar: metro – Banco de España – linha 2
Mais informações no site oficial
* em um dia específico apenas para quem tem cartão Mastercard